Campanha do Agasalho recebe 3.617 doações da população de Teresópolis

A edição 2023 da Campanha do Agasalho da Viação Dedo de Deus reforçou, mais uma vez, a solidariedade da população de Teresópolis com quem mais precisa. Esse ano, em sua 13ª edição, foram arrecadados nos ônibus da cidade 3.617 agasalhos entre blusas, casacos, meias, luvas, sapatos e cobertores.

 

Sete instituições foram beneficiadas: Lar Tia Anastácia, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Teresópolis (CRAS Barroso), APAE Teresópolis, Associação dos Moradores do Fischer, Igreja Assembleia de Deus Ministério Tenda, Pastoral da Criança e a Clínica de Reabilitação Kairós, que recebeu a última leva de doações no último dia 30 de agosto.

 

As doações superaram os números das últimas edições da campanha e ajudaram a aquecer o inverno de muita gente. Ao longo de 13 anos, a ação já arrecadou, com a solidariedade da população de Teresópolis, mais de 50 mil peças de roupas e cobertores. Todos os itens são conferidos, organizados e distribuídos em instituições filantrópicas da cidade e nas associações de moradores das comunidades mais vulneráveis.

Teresópolis ganha linha de ônibus executiva 

Teresópolis ganhou um novo serviço de ônibus executivo ligando os bairros do Alto, na área urbana, e de Alburquerque, na zona rural da cidade. O serviço operado pela Dedo de Deus tem como um dos objetivos estimular o uso do transporte coletivo entre as pessoas que utilizam o carro de passeio diariamente para chegar ao centro.

Os dois micro-ônibus que operam na linha possuem diferenciais de conforto como poltronas acolchoadas e reclináveis, no estilo dos ônibus de viagem, acessibilidade e ar condicionado.

De acordo com dados da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), Teresópolis possui uma frota total de pouco mais de 106 mil veículos, sendo 64 mil automóveis e 21 mil motocicletas. O último Censo 2022 apontou que a população da cidade aumentou 0,84%, porém, a quantidade de carros no município cresceu 44% nos últimos dez anos, percentual maior do que Petrópolis e Nova Friburgo, cidades vizinhas e mais populosas na Região Serrana, onde o número de automóveis cresceu, respectivamente, 33% e 32,5%.

Para Marcelo Augusto, diretor da Viação Dedo de Deus, a implantação do serviço executivo de transporte segue uma iniciativa bem consolidada como opção ao carro particular na ligação entre cidades populosas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. “Estamos gradativamente melhorando a frota e buscando soluções que possam estimular o uso do transporte coletivo. Teresópolis hoje sente os efeitos do crescimento do número de veículos com congestionamentos diários e que atrapalham a própria frequência dos ônibus nos pontos”, afirma.

Os ônibus executivos possuem tarifa de R$ 7,50 e atendem apenas passageiros pagantes. Eles circulam de segunda a sábado fazendo 24 viagens diárias. Não haverá redução dos horários dos ônibus convencionais de duas portas, que continuam operando dentro da frequência regular para todos os passageiros, incluindo as pessoas com direito à gratuidade.

Doações da campanha do agasalho são entregues na APAE Teresópolis 

As viações Dedo de Deus e 1º de Março realizaram no dia 23 de junho a entrega de 280 agasalhos doados pela população nos ônibus da cidade para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Teresópolis, que se dedica a defesa dos direitos e a prestação de serviços à pessoa com deficiência.

A ação faz parte da campanha do agasalho 2023, promovida no transporte público de Teresópolis, que há 13 anos recolhe doações dos passageiros através das sacolas instaladas nos coletivos para ampliar a arrecadação de roupas e cobertores à população mais vulnerável com a chegada do inverno.

Essa foi a terceira entrega realizada pelas empresas de ônibus com o apoio da população nessa edição da campanha. A primeira foi destinada ao Lar Tia Anastácia, no bairro São Pedro, para onde foram doadas 450 peças de roupas, e a segunda para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Teresópolis, que recebeu 250 agasalhos no CRAS Barroso.

A Campanha do Agasalho nos ônibus da cidade de Teresópolis segue até o dia 23 de agosto e podem ser doados cobertores, malhas, blusas, meias, luvas, sapatos e outras peças em bom estado de conservação e limpeza. Todo o material que chega às empresas é conferido, organizado e distribuído conforme o perfil da organização social beneficiada. Quem preferir, pode entregar as doações também na garagem das empresas, na rua Manoel José Lebrão, 1.520, no bairro Ermitage.

Campanha alerta para o uso irregular dos cartões de gratuidade em Teresópolis

Uma verificação realizada pelas empresas Dedo de Deus e 1º de Março identificou centenas de casos de uso irregular do cartão RioCard de pessoas com direito à gratuidade no município. O levantamento realizado através das câmeras de biometria facial, instaladas junto aos validadores, mostra pessoas sem direito à gratuidade acessando os ônibus irregularmente com o cartão de terceiros que possuem o benefício.

Somente de janeiro a abril desse ano, foram descobertos mais de 300 casos de passes de idosos, estudantes e deficientes que são usados indevidamente por outras pessoas, podendo o titular ter o benefício suspenso, já que esse tipo de prática se configura fraude, pois o cartão é pessoal e intransferível.

Para alertar a população, as viações iniciaram uma campanha com cartazes e adesivos nos vidros traseiros dos ônibus sobre o assunto, lembrando das consequências do uso indevido, que podem ser até enquadradas como crime contra a economia popular.

Vale lembrar que o número de gratuidades no município de Teresópolis chega a mais de 40% dos passageiros transportados e que a ocorrência de fraudes impacta diretamente no equilíbrio da receita do sistema de transporte, aumentando o percentual de reajuste da passagem a cada revisão tarifária, prejudicando os passageiros pagantes e todo o sistema.

Gratuidades alcançam mais de 40% dos passageiros transportados em Teresópolis

No último mês de março, os ônibus de Teresópolis transportaram 1,4 milhão de passageiros, sendo 621.850 pessoas com direito a gratuidade entre idosos, deficientes e seus acompanhantes, além de estudantes. Isso mostra que 43% das pessoas de viajam nos coletivos possuem ‘‘passe livre’’ na cidade. O índice é bem superior à média nacional, onde as gratuidades nos ônibus correspondem a 27% do total de passageiros transportados, segundo a Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU).

As gratuidades no transporte público são benefícios sociais importantes garantidos por lei, mas que pressionam cada dia mais a tarifa dos ônibus por não possuírem, em sua maioria, uma fonte de custeio. A conta desse benefício é dividida apenas entre os passageiros pagantes a cada revisão tarifária, o que faz com que o preço da passagem fique mais alto para o bolso de quem se desloca de ônibus. Pelos cálculos da NTU, as gratuidades concedidas no país aumentam a tarifa dos ônibus em 21,2%.

O especialista em Transportes Públicos pelo Instituto de Ciências dos Transportes da Universidade de Colônia, na Alemanha, e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Márcio Barbosa, aponta que o modelo atual de concessão dos benefícios pesa justamente no bolso da população mais pobre que paga a passagem e ainda pressiona o sistema de transporte das cidades, já que nem sempre o preço definido pelos municípios cobre esse custo.

“É legítima a crítica dos passageirospelo valor cobrado na passagem, mas poucos sabem que no preço da tarifa estão embutidos o custo das gratuidades e que esse modelo chegou ao limite, tornando o transporte público mais caro e inacessível”. Para ele, é urgente a necessidade de financiar o sistema de outras formas que não seja somente através do passageiro pagante.

Além da falta de recursos para cobrir os benefícios, os casos de fraude também geram prejuízos aospassageiros e as operadoras do sistema. Em 2014, um processo de recadastramento dos passes especiais (deficientes e doentes crônicos) concedidos no transporte público de Teresópolis apontou irregulares em 875 cartões, o que gerou um rombo de R$ 33 milhões no transporte público da cidade, valor esse que daria para comprar cerca de 45 novos ônibus para circular no município.

Começa a campanha do agasalho nos ônibus

A tradicional campanha do agasalho nos ônibus de Teresópolis começa nesta quinta-feira (4) em uma iniciativa das empresas Dedo de Deus e 1º de Março. A mobilização nos coletivos acontece desde 2010 com o objetivo de ampliar a arrecadação de roupas e cobertores à população mais vulnerável com a chegada do período mais frio do ano.  

 

As doações podem ser depositadas nas sacolas posicionadas na entrada dos ônibus, que se transformam em verdadeiras unidades móveis de coleta, ampliando a possibilidade de apoio da população à campanha. Podem ser doados agasalhos, malhas, cobertores, blusas, meias, luvas, sapatos e outras peças em bom estado de conservação e limpeza.   

 

A coordenadora de Responsabilidade Social das empresas, Marília Figueiredo, destaca a importância do transporte público para o engajamento da população nessa ação solidária. “Por dia são mais de 1.200 viagens circulando pelos bairros do município e cerca de 50 mil pessoas embarcando nos ônibus. Isso nos permite fazer essa ponte solidária de grande alcance, encurtando a distância entre as pessoas que podem ajudar e a parcela da população que mais precisa de apoio”, afirma.  

 

Ao longo dos 13 anos de campanha já foram arrecadados, com a solidariedade da população de Teresópolis, mais de 48 mil peças de roupas e cobertores. Todos os itens são conferidos, organizados e distribuídos pelas empresas de ônibus em instituições filantrópicas da cidade e nas associações de moradores das comunidades mais vulneráveis. A expectativa esse ano é que a entrega das doações aconteça semanalmente, conforme o volume arrecadado.   

 

A Campanha do Agasalho nos ônibus vai até o dia 23 de agosto. Quem preferir, também pode deixar sua doação na garagem das empresas, na Rua Manoel José Lebrão, 1.520, no bairro Ermitage. 

Subsídio ao transporte coletivo beneficia os passageiros e as cidades

A forma de custeio ao transporte público está no centro da discussão da mobilidade urbana das cidades brasileiras. Atualmente, os sistemas de transporte coletivo são sustentados basicamente pelos passageiros, modelo que se tornou inviável em decorrência dos altos custos de operação do sistema.

Diante desse cenário, algumas capitais e até cidades de pequeno e médio porte já adotaram o subsídio como política pública. Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, o preço real da passagem de ônibus é de R$ 6,20. Porém, a prefeitura carioca deve aportar esse ano cerca de R$ 800 milhões em subsídio para manter a tarifa pública, aquela paga pelo passageiro, em R$ 4,30.

Além de algumas capitais, municípios fora dos grandes centros e com orçamentos menores também já adotam a medida para diminuir o preço da passagem à população e melhorar o sistema. São os casos de Maricá, São Pedro da Aldeia e, mais recentemente, Resende, no Estado do Rio de Janeiro, Atibaia, em São Paulo, Cachoeirinhas, no Rio Grande do Sul, Paranaguá, no Paraná, entre outras.

Em Teresópolis, um estudo da planilha de custos dos ônibus apontou que a tarifa real para o equilíbrio econômico do sistema no final do ano passado era de R$ 6,20, assim como no Rio de Janeiro. Porém, sem uma política de subsídio, ela chegou a R$ 4,90 para o passageiro e ainda sem cobrir totalmente os custos de operação do sistema de transporte na cidade, o que impacta negativamente na qualidade do serviço e na capacidade de investimentos.

A adoção dos subsídios traz benefícios para a população, que não custeará a porcentagem total das despesas e poderá contar com maior oferta de ônibus, inclusive em linhas com baixa demanda de passageiros, além de novos coletivos e melhoria dos serviços com o reequilíbrio econômico do sistema.

SAIBA MAIS SOBRE O SUBSÍDIO

O que são subsídios aos transportes?

É uma forma do Poder Público complementar os custos da prestação dos serviços de transporte com recursos além dos obtidos com a tarifa pública.

Subsídios são para o lucro dos empresários?

Não. São para complementar os custos e fazer com que a tarifa ao passageiro não seja alta e a qualidade dos serviços melhore, além do custeio dos benefícios sociais das gratuidades.

Qual a lógica dos subsídios?

O transporte público coletivo não beneficia somente o passageiro, mas a sociedade como um todo. Quanto melhor e mais barato for o transporte público mais gente vai usá-lo e menos pessoas vão optar pelos carros e as motos, diminuindo os acidentes de trânsito, a poluição e os congestionamentos. Importante ressaltar que quanto mais pessoas utilizarem o sistema, mais barato ele se torna.

De onde vem o dinheiro dos subsídios?

De recursos públicos, podendo ser diretamente do orçamento dos governos, ou através da criação de fontes específicas como a destinação de parte dos impostos pagos pelo transporte individual, contribuições de pedágios urbanos e estacionamentos em via pública.

Alunos da rede pública viajaram nos ônibus da cidade até o dia 10 de março sem o RioCard

Os alunos das escolas municipais e estaduais de Teresópolis tiveram até o dia 10 de março para embarcar nos ônibus da cidade apenas com o uso do uniforme, sem a necessidade de uso do cartão RioCard Escolar. A iniciativa das empresas Dedo de Deus e 1º de Março beneficiou milhares de estudantes que tiveram mais tempo para garantir a emissão do cartão sem prejudicarem a frequência na sala de aula.

O prazo inicial dado pelas empresas foi o dia 17 de fevereiro, porém, pelo fato de alguns alunos ainda não terem recebido o cartão, o prazo foi ampliado para o dia 10 de março.

Vale lembrar que o cartão RioCard Escolar é obrigatório para embarcar gratuitamente no transporte público da cidade e a sua emissão e gestão não são de responsabilidade das viações, que apenas realizam o transporte.

Somente no mês de fevereiro os estudantes da rede pública da cidade viajaram quase 60 mil vezes gratuitamente nos ônibus utilizando o cartão.

Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março comemora-se o dia Internacional da Mulher. E nesse dia tão especial, a Viação Dedo de Deus deseja à todas as mulheres um excelente dia.