Para 74% dos passageiros ônibus enfrenta muito congestionamento

O 1° Fórum de Mobilidade Urbana de Teresópolis, realizado no último dia 26,no auditório do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), trouxe os resultados da última pesquisa de satisfação dos usuários com o sistema de transporte coletivo e revelou muitos desafios que o município precisará enfrentar para melhorar os deslocamentos das pessoas pela cidade.

Entre os principais pontos apresentados pelo WRI Brasil, instituto responsável pelo levantamento, está a insatisfação dos passageiros de ônibus com o trânsito da cidade. Para 74% dos usuários entrevistados, os coletivos enfrentam muitos congestionamentos e o tempo médio gasto com deslocamentos no transporte público chega a 1hora e 17 minutos por dia. Outro dado importante é que48,5% dos usuários já trocaram a viagem de ônibus por carros de aplicativo devido ao tempo de viagem.

Além das reclamações sobre o impacto do trânsito, as piores notas de satisfação da pesquisa foram destinadas a falta de conforto nos pontos e terminais de ônibus e a alta exposição ao ruído e a poluição. Em contrapartida, o atendimento dos motoristas de ônibus e a sensação de segurança em relação a acidentes de trânsito e segurança pública ao utilizar o transporte coletivo, foram os itens mais elogiados pelos passageiros.

Para o analista da WRI, Henrique Cabral, que apresentou os resultados da pesquisa em um dos painéis do fórum, as pesquisas são fundamentais para entender essas percepções dos clientes e buscar soluções. “Muitas pessoas só possuem o ônibus para se deslocar e é importante que eles tenham essa qualidade”, afirmou.

Fórum debate tarifa, subsídio e papel das operadoras e do Poder Público

Apesar de não estar entre os três principais pontos negativos apontados pelos passageiros, o gasto com transporte e a disponibilidade de horários são itens de insatisfação de quem utiliza o ônibus na cidade e receberam pontuação abaixo de 5. A situação em Teresópolis é semelhante a realidade nacional e vem sendo enfrentada pelos municípios com a adoção de subsídios para reduzir o preço da passagem e cobrir por completo os custos da operação dos ônibus. No painel “O panorama atual do Transporte Público no Brasil” a diretora de Mobilidade Urbana da Semove, Richele Cabral, afirmou que mais de 360 municípios já subsidiam com algum percentual seus sistemas de ônibus. “É importante políticas públicas que gerem uma tarifa menor para o usuário”.

O cenário da capital fluminense foi tema do terceiro painel, apresentado por Paula Leopoldino, gerente de Gestão da Mobilidade do Rio Ônibus, sobre o tema “O transporte público por ônibus no município do Rio de Janeiro: da pandemia ao subsídio”. Paula apresentou dados operacionais, como o número de linhas (450) e de empresas (29) e falou sobre o acordo assinado em 2022 entre os consórcios, a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e o Ministério Público, a partir do qual foi implantada o subsídio e a tarifa de remuneração na capital. A medida permitiu manter a tarifa pública em R$ 4,30 e a tarifa de remuneração, que cobre efetivamente todos os custos da operação em R$ 6,45. A engenheira falou também sobre a transparência e o controle no envio de dados operacionais à Prefeitura.

No último painel, o subsecretário de Mobilidade do Espírito Santo, Leo Carlos Cruz, apresentou o caso do transporte público em seu Estado, em que o poder público apoiou as operadoras durante a pandemia, assumindo o ônus da aquisição do óleo diesel e conseguindo manter a oferta de ônibus para a população dentro dos padrões de normalidade. Cruz abordou a importância do poder público assumir a responsabilidade pela infraestrutura e, quanto ao subsídio, afirmou: “Não estamos subsidiando as empresas, mas as pessoas, os clientes”. O subsecretário alertou para o fato de que os políticos não podem ter medo de tomar medidas antipáticas a certos grupos quando se trata de mobilidade urbana, porque têm que colocar o interesse coletivo em primeiro lugar, e a maioria depende do transporte público em seu dia a dia.

Durante a mesa-redonda que finalizou o evento, o mediador Glaydston Mattos Ribeiro, professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Coppe/UFRJ e diretor-executivo da Fundação Coppetec, debateu com os palestrantes, listas e sugestões de melhoraria na mobilidade de Teresópolis. Entre os assuntos discutidos estavam a priorização do transporte público nas vias, o planejamento para deslocamentos mais adequados, a construção de abrigos e terminais que ofereçam conforto ao passageiro,  uma melhor interlocução com o passageiro, tanto por parte do poder público, quanto das empresas, a articulação entre os vários agentes do transporte, a criação de um plano de mobilidade urbana, inclusive para ter condições de obter recursos do governo federal, e a adoção de um sistema de financiamento que permita a redução da tarifa, seja via subsídio, desoneração, custeio de gratuidades, entre outras possibilidades.

Fórum debate soluções para a Mobilidade Urbana de Teresópolis

Teresópolis terá pela primeira vez um evento para discutir exclusivamente o transporte e a mobilidade do município. O 1º Fórum de Mobilidade Urbana de Teresópolis vai acontecer no dia 26 de setembro, na sede da Feso, no bairro do Alto, e vai reunir especialistas e convidados de diversas partes do Brasil, além de gestores públicos e privados, para trocar experiências e debater propostas e soluções sobre esse tema na cidade.

No dia serão apresentados os resultados da Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus 2024, realizada pelo WRI Brasil com os passageiros do transporte coletivo do município, que será ponto especial de análise dos especialistas.

Na programação estão previstos painéis como a Importância da Qualidade no Sistema de Transporte Público, com o analista de Mobilidade Urbana do WRI Brasil, Henrique Cabral, e o Panorama Atual do Transporte Coletivo no Brasil, apresentado pelo diretor executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Francisco Christovam.

Os desafios e as soluções de outras cidades também estarão na pauta do fórum com os painéis Transporte Público por Ônibus no Município do Rio de Janeiro: da Pandemia ao Subsídio, onde a gerente de Gestão de Mobilidade Urbana do Rio Ônibus, Paula Leopoldino, vai falar sobre o processo de reestruturação do sistema na capital após a crise sanitária, e o Transporte Público na Grande Vitória, com o subsecretário de Mobilidade Urbana da Secretaria de Mobilidade Urbana e Infraestrutura do Espírito Santo, Léo Carlos Cruz, que vai trazer a visão do gestor público e das práticas bem sucedidas na capital capixaba.

Além disso, uma mesa redonda sobre como melhorar e qualificar o transporte público de Teresópolis, com a mediação do professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transporte da Coppe/UFRJ, Glaydston Mattos Ribeiro, contará com a participação dos quatro painelistas e da diretora de Mobilidade Urbana da Semove, Richele Cabral.

As inscrições para participar do fórum estão abertas pelo link: bit.ly/3TiISag

O fórum é promovido pela Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove), com o apoio da Viação Dedo de Deus, do Giro da Mobilidade e do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, um dos maiores centros de ensino e pesquisa em Engenharia da América Latina. Também são apoiadores o Sincomércio Teresópolis, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (Aciat), a Feso e o Grupo Diário.

Serviço:

1º Fórum de Mobilidade Urbana de Teresópolis.

Data: 26 de setembro de 2024.

Horário: das 9h às 13h.

Local: Fundação Educacional Serra dos Órgãos – Feso / Avenida Alberto Torres, 111 – Auditório Tribunal do Júri – 6º andar – Alto, Teresópolis.

Programação:

9h30 às 9h45 – Abertura

9h45 às 10h25 – “A importância da qualidade no sistema de transporte público” – Apresentação dos resultados da Pesquisa QualiÔnibus em Teresópolis. – Henrique Cabral, analista de Mobilidade Urbana do WRI Brasil.

10h25 às 10h55 – “O panorama atual do transporte público no Brasil” – Francisco Christovam, diretor executivo da NTU.

10h55 às 11h25 – “O transporte público por ônibus no município do Rio de Janeiro: da pandemia ao subsídio” – Paula Leopoldino, gerente de Gestão da Mobilidade Urbana do Rio Ônibus.

11h25 às 11h55 – “O transporte público na Grande Vitória” – Léo Carlos Cruz, subsecretário de Mobilidade Urbana da Secretaria de Mobilidade Urbana e Infraestrutura do Estado do Espírito Santo.  

11h55 às 12h50 – “Mesa Redonda – Como melhorar e qualificar o transporte público de Teresópolis: propostas e soluções”.

Debatedores:

Henrique Cabral, analista de Mobilidade Urbana do WRI

Francisco Christovam, diretor executivo da NTU

Richele Cabral, diretora de Mobilidade Urbana da Semove

Paula Leopoldino, gerente de Gestão da Mobilidade Urbana do Rio Ônibus

Léo Carlos Cruz, subsecretário de Mobilidade Urbana da Secretaria de Mobilidade Urbana e Infraestrutura do Estado do Espírito Santo

Moderação:  Glaydston Mattos Ribeiro, professor do Programa de Pós-Graduação em

Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ e diretor executivo da Fundação Coppetec

 

Começa a Pesquisa de Satisfação do transporte coletivo

Começou nesta terça-feira, 13/08, a edição 2024 da Pesquisa de Satisfação com os passageiros do transporte coletivo de Teresópolis. A iniciativa é uma parceria da Semove (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro), e das viações Dedo de Deus e 1º de Março, operadoras da ônibus da cidade, com o WRI Brasil, que faz parte do World Resources Institute (WRI), instituto de pesquisa global com a atuação em mais de 50 países e escritórios nos Estados Unidos, China, Londres e Índia.

A pesquisa faz parte do Programa QualiÔnibus que tem o objetivo de qualificar o serviço de transporte coletivo por ônibus nas cidades. Ele é desenvolvido pelo WRI Brasil com o apoio financeiro e conceitual da FedEx Corporation. O programa visa entender as expectativas dos clientes do sistema de ônibus, melhorar a mobilidade dos municípios e tornar mais sustentável o transporte.

A pesquisa será aplicada diretamente dentro dos coletivos, em diferentes dias da semana e horários, e será desenvolvida nas linhas de ônibus tanto da área urbana quanto rural da cidade. Os 10 pesquisadores do WRI estarão uniformizados e identificados com crachá para realizar a abordagem dentro dos veículos.

Além de traçar um perfil atual sobre quem utiliza o transporte coletivo em Teresópolis, o levantamento busca entender aspectos sobre a rotina de deslocamento das pessoas na cidade, o tempo que elas gastam dentro do ônibus, a facilidade de acesso ao transporte público, o impacto dos congestionamentos na vida da população e a satisfação geral com o sistema de transporte.

Na edição de 2023 da pesquisa, 66,7% dos entrevistados recomendaram o sistema de ônibus da cidade, sendo que 54,3% se mostraram satisfeitos ou muito satisfeitos com os ônibus. Os resultados revelaram ainda que o tempo médio de deslocamento dos passageiros no transporte é de 77 minutos e que para 67% das pessoas o ônibus contribui para a sua qualidade de vida.

A pesquisa realizada em Teresópolis segue o mesmo padrão da aplicada em capitais como São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba pela WRI e vai avaliar os mesmos itens da anterior para fazer uma comparação e apontar pontos de melhorias.

Os resultados da pesquisa no transporte de Teresópolis serão apresentados no dia 26 de setembro durante o 1° Fórum de Mobilidade Urbana de Teresópolis, onde especialistas e professores de Engenharia de Transportes, além de gestores privados e públicos, vão discutir soluções para a mobilidade da cidade.

 

Creche Comunitária da Coreia recebe doação de agasalhos

As viações Dedo de Deus e 1º de Março realizaram no ultimo dia 31 de julho a segunda entrega das doações feitas pela população nos ônibus da cidade para a Campanha do Agasalho 2024. A Creche Comunitária da Coreia foi a instituição escolhida para receber mais390 itens arrecadados com a campanha.

A organização social é uma das mais importantes de Teresópolis e atende crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Durante a entrega, a coordenadora de Responsabilidade Social das viações, Marília Figueiredo, agradeceu a participação dos teresopolita nos e ressaltou a importância do engajamento de todos. “Temos a expectativa de atender mais instituições esse ano e contamos muito com a mobilização da população para aumentar o número de doações e chegar a mais famílias e pessoas em situação de risco”, afirmou.

A campanha do agasalho é promovida no transporte público de Teresópolis há 13 anos e recolhe as doações dos passageiros através das sacolas instaladas nos coletivos para ampliar a arrecadação de roupas e cobertores à população vulnerável com a chegada do inverno. Esse ano, a ação social que segue até o dia 23 de agosto, também conta com o apoio da RioCard.

Podem ser doados cobertores, malhas, blusas, meias, luvas, sapatos e outras peças em bom estado de conservação e limpeza. Todo o material que chega às empresas é conferido, organizado e distribuído conforme o perfil da organização social beneficiada. Quem preferir, pode entregar as doações também na garagem das empresas, na rua Manoel José Lebrão, 1.520, no bairro Ermitage.

Campanha do agasalho: Lar Tia Anastácia recebe doação

As viações Dedo de Deus e 1º de Março realizaram na manhã de hoje (28/06) a primeira entrega das doações feitas pela população para a Campanha do Agasalho 2024 nos ônibus da cidade. O Lar Tia Anastácia, no bairro São Pedro, foi a instituição escolhida para receber os mais de 300 itens arrecadados no primeiro mês da campanha.
A organização social é uma das mais importantes de Teresópolis e atende crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social há quase 27 anos.
Durante a entrega, a coordenadora de Responsabilidade Social das viações, Marília Figueiredo, falou sobre o forte engajamento da população com a campanha. “Ao longo desses anos foram entregues mais de 50 mil peças de roupas. Nesse ano, temos a expectativa de superar as doações do ano passado, para que mais pessoas sejam beneficiadas com essa mobilização popular”, afirmou.
A campanha do agasalho é promovida no transporte público de Teresópolis há 13 anos e recolhe as doações dos passageiros através das sacolas instaladas nos coletivos para ampliar a arrecadação de roupas e cobertores à população vulnerável com a chegada do inverno. Esse ano, a ação social segue até o dia 23 de agosto.
Podem ser doados cobertores, malhas, blusas, meias, luvas, sapatos e outras peças em bom estado de conservação e limpeza. Todo o material que chega às empresas é conferido, organizado e distribuído conforme o perfil da organização social beneficiada. Quem preferir, pode entregar as doações também na garagem das empresas, na rua Manoel José Lebrão, 1.520, no bairro Ermitage.

Gratuidade das pessoas idosas entre 60 e 64 está mantido

A Viação Dedo de Deus informa que uma decisão judicial da Comarca de Teresópolis na noite da última sexta-feira determinou que a Prefeitura Municipal de Teresópolis realize parte do pagamento dos valores em aberto do custeio das gratuidades das pessoas idosas entre 60 e 64 anos, além dos repasses devidos a cada mês, conforme previsto na legislação.

A decisão indicou também que a Viação Dedo de Deus não suspenda o serviço de transporte gratuito das pessoas dessa faixa etária enquanto estiverem garantidos o custeio/pagamento em dia dos repasses.

Dessa forma, a Justiça garante que esse importante benefício social tenha continuidade, sem que o seu custo recaia na tarifa do ônibus, o que prejudicaria a parcela da população que mais precisa e utiliza o transporte coletivo.

Diante da decisão, informamos que os embarques gratuitos das pessoas idosas entre 60 e 64 anos não serão suspensos e seguem normalmente nos ônibus da cidade.

Ressaltamos que, se todas as gratuidades concedidas pelo município de Teresópolis (idosos entre 60 e 64 anos, estudantes municipais, deficientes e seus acompanhantes) fossem custeadas pelo município, o preço da passagem seria de, aproximadamente, R$ 3,90, garantindo uma mobilidade mais democrática à população e uma tarifa justa para os passageiros e para a empresa. Atualmente, a tarifa pública paga pelos usuários é de R$ 5,30, mas a tarifa técnica apontada na planilha de custos para cobrir por completo toda a operação do sistema é de R$ 5,90.

Lembramos que o transporte coletivo por ônibus possui ainda a gratuidade dos idosos acima de 65 anos e estudantes da rede estadual de ensino, fazendo com que quase 43% dos embarques na cidade sejam de pessoas com direito à gratuidade, impactando no valor da tarifa e no equilíbrio econômico da operação dos ônibus.

A Viação Dedo de Deus reafirma que a priorização do transporte coletivo é um caminho essencial para uma mobilidade de qualidade e está sempre pronta para colaborar, em apoio ao Poder Público, na implantação das melhores práticas e soluções beneficiando toda a cidade.

Sem repasse obrigatório, gratuidade dos idosos de 60 a 64 anos será suspensa

A Viação Dedo de Deus informa que, a partir do dia 24 de junho de 2024, próxima segunda-feira, irá suspender o embarque gratuito dos idosos de 60 a 64 anos, devido a dívida de R$ 8 milhões da Prefeitura Municipal de Teresópolis com a empresa em relação ao custeio do benefício.

A gratuidade das pessoas idosas a partir de 65 anos segue normalmente sem alteração.

A viação lamenta profundamente a necessidade dessa ação extrema, porém ela se faz necessária, já que são mais de três anos aguardando uma solução e a empresa não possui mais condições de arcar com seus compromissos diante do acúmulo de uma dívida que segue aumentando todos os meses.

Atualmente, cerca de 43% dos embarques no sistema de transporte coletivo da cidade de Teresópolis são de pessoas com direito à gratuidade e o benefício dado às pessoas idosas de 60 a 64 anos representa 14% desse montante, totalizando quase 80 mil embarques mensais que deveriam ser custeados pelo governo.

Importante lembrar que o custeio dessa gratuidade não está embutido no valor da passagem de ônibus, já que, para isso, deveria ser adotada a tarifa técnica de R$ 5,90, o que afetaria injustamente o passageiro por uma obrigação do Poder Público. No entanto, vale observar que no ano de 2023, a empresa transportou mais de 5 milhões de gratuidades cedidas pela Prefeitura de Teresópolis, que se fossem custeadas pelo governo, a tarifa nos números de hoje não passaria de R$ 3,90.

A Viação Dedo de Deus reforça que não possui nenhuma objeção e entende a gratuidade no transporte coletivo como um importante benefício social, mas eles não devem ser concedidos ou mantidos sem o devido cumprimento da legislação ou, possivelmente, repassados para o valor da tarifa, onerando a parcela da população que paga diariamente pela passagem no sistema de transporte coletivo, sendo a sua maioria (60%) composta por pessoas que recebem até 2 salários-mínimos e grande parte profissionais autônomos sem carteira assinada, gerando uma enorme injustiça social.

A Viação Dedo de Deus entende que um transporte coletivo de qualidade acontece quando cada instituição envolvida cumpre com o seu papel dentro desse processo e reafirma o seu compromisso com a transparência e a busca por um transporte coletivo de qualidade e com uma tarifa justa que beneficie toda a população de Teresópolis.

Começa a campanha do agasalho nos ônibus

Começou a nossa tradicional campanha do agasalho nos ônibus da cidade. A mobilização nos coletivos acontece desde 2010 para ampliar a arrecadação de roupas e cobertores à população em situação de vulnerabilidade social com a chegada do inverno e dos dias de frio mais intenso. Esse ano, a campanha segue até o dia 23 de agosto.

As doações podem ser depositadas nas sacolas posicionadas na entrada dos ônibus, que se transformam em verdadeiras unidades móveis de coleta, ampliando a possibilidade de apoio da população à campanha. Podem ser doados agasalhos, malhas, cobertores, blusas, meias, luvas, sapatos e outras peças em bom estado de conservação e limpeza.

A coordenadora de Responsabilidade Social da Viação Dedo de Deus, Marília Figueiredo, destaca a importância do transporte público para o engajamento da população nessa ação solidária. “Ao invés de um local de coleta, os ônibus permitem vários pontos simultâneos de arrecadação pela cidade, facilitando a doação das pessoas que podem ajudar na campanha”.

Ao longo dos 14 anos de campanha já foram arrecadados, com a solidariedade da população de Teresópolis, mais de 51 mil peças de roupas e cobertores. Todos os itens são conferidos, organizados e distribuídos em instituições filantrópicas da cidade e nas associações de moradores das comunidades mais vulneráveis. A expectativa é que a entrega das doações aconteça semanalmente, conforme o volume arrecadado.

Quem preferir, também pode deixar sua doação na garagem das empresas, na Rua Manoel José Lebrão, 1.520, no bairro Ermitage.

Corujão: novos horários de ônibus durante a madrugada em Teresópolis.

A partir desta quinta-feira, dia 23 de maio, os passageiros que precisam do transporte coletivo durante a madrugada na cidade terão novos horários de ônibus noturnos. O chamado “Corujão”, serviço que já opera com horários entre 03h45 e 05h40 (dependendo do dia da semana) ganhará mais sete novas viagens entre 23h e 01h10, ampliando o atendimento à população.

 

A expansão do serviço, em fase experimental, partiu de um entendimento junto ao Sindicato do Comércio Varejista de Teresópolis, Guapimirim e São José do Vale do Rio Preto (Sincomércio) para que os funcionários de estabelecimentos que funcionam até mais tarde tenham opções de ônibus ao sair do trabalho.

 

Os novos horários e itinerários oferecidos foram definidos a partir de uma pesquisa feita no mês passado com os próprios trabalhadores, onde foram identificados também os bairros prioritários de atendimento, como Albuquerque, Alto, Beira Linha e Caleme, passando ainda por localidades próximas, como Barra do Imbuí, Vale do Paraíso e São Pedro.

 

As novas viagens estão disponíveis para consulta no aplicativo do Mobiterê. Nele também é possível consultar os pontos de ônibus, o horário que cada ônibus passará pelo local e os coletivos circulando em tempo real. O download é gratuito e é compatível com celulares android e IOS.

 

NOVOS HORÁRIOS DO CORUJÃO

Quintas, sextas e sábados

23h30 – Várzea x Meudon (via Tenente Luiz Meirelles)

0h – Várzea x Alto (via Praça dos Operários)

0h – Meudon x Várzea (via Tenente Luiz Meirelles)

0h30 – Alto x Várzea (via Reta)

0h30 – Várzea x Alto (via Casa e Vídeo e Rosário)

1h – Várzea x Beira Linha (via Praça dos Operários)

1h10 – Alto x Caleme (via Reta)

 

Domingos e feriados

23h – Albuquerque x Meudon (via Vale do Paraíso)

23h50 – Fonte Santa x Alto (via Praça dos Operários)

0h – Meudon x Várzea (via Tenente Luiz Meirelles)

0h30 – Alto x Várzea (via Reta)

0h30 – Várzea x Alto (via Casa e Vídeo e Rosário)

1h – Várzea x Beira Linha (via Praça dos Operários)

1h10 – Alto x Caleme (via Reta)

Ônibus recebem sinalização de alerta para ponto cego

A Viação Dedo de Deus iniciou a colocação de adesivos de alerta de ponto cego nos ônibus, que são ângulos na carroceria do coletivo não visualizados pelo motorista devido ao tamanho do veículo. A medida, em comemoração ao movimento Maio Amarelo, quer lembrar motociclistas, ciclistas, pedestres e demais motoristas que, em determinados pontos na lateral do ônibus, o motorista pode não estar vendo todos os veículos e pessoas do entorno.

Uma ação para marcar a iniciativa foi realizada na última quinta-feira (09/05) na Praça Olímpica, no Centro da cidade, e contou com distribuição de panfletos sobre o assunto, uma faixa lembrando o mês de conscientização no trânsito, além de um micro-ônibus já adesivado com a nova sinalização de segurança.

A medida quer diminuir a possibilidade de acidentes envolvendo os ônibus. Em Teresópolis, o número de automóveis cresceu 32% e o de motos/motonetas 46% nos últimos dez anos segundo o Detran/RJ. A frota total na cidade é de pouco mais de 116 mil veículos. Com a busca por espaço no trânsito cada vez maior, a sinalização, que será permanente, busca contribuir para um trânsito mais seguro.

“Todas as nossas ações buscam ter um impacto direto e positivo na segurança da mobilidade urbana da cidade e estamos permanentemente prontos para ajudar e debater esse tema tão importante para a qualidade de vida das pessoas em Teresópolis”, afirma Marcelo Augusto, diretor da Viação Dedo de Deus.