Campanha de Arrecadação recebe doações para ajudar vítimas das chuvas em Teresópolis.

Após as fortes chuvas que assolaram Teresópolis no mês de março, a Viação Dedo de Deus criou uma corrente de solidariedade e arrecadou doações para ajudar as vítimas na cidade.

 

As doações foram recebidas nas sacolas instaladas dos ônibus, na sede da empresa, no bairro Ermitage, no terminal da Várzea e na rodoviária, no centro da cidade. Todo material arrecadado foi separado pela equipe e destinado a instituições de apoio.

 

Marília Figueiredo, assistente social da viação e coordenadora da iniciativa, afirmou que desde sábado (23/03), colaboradores da empresa se mobilizaram para atender as necessidades do bairro da Coréia.

 

Foram entregues 100 quentinhas e  mais de 300 itens arrecadados na campanha entre alimentos não-perecíveis, material de higiene pessoal e feminina, roupas e ração.

 

Todos os donativos foram distribuídos entre a Igreja Metodista Centenária e Creche Comunitária da Coréia.

Creche na Correia celebra a Páscoa com ação social da empresa.

Para celebrar a Páscoa este ano, a Viação Dedo de Deus organizou uma pequena celebração para os alunos da Creche Comunitária do bairro Coreia.

A empresa preparou uma programação recheada de atividades para os pequenos, com show de fantoches, doces e salgados, e um chocolate delicioso entregue a cada criança como lembrança do encontro.

De acordo com Marília Figueiredo, assistente social da viação, a ação teve  uma importância ainda maior esse ano para minimizar tudo que foi vivenciado nestes dias de chuvas fortes na cidade e reforçar o significado maior da Páscoa que é renascimento.

Rodoviária ganha ecoponto para descarte de óleo de cozinha usado

Para lembrar o Dia Mundial da Água, comemorado dia 22 de março, e reforçar a importância do cuidado com esse recurso natural, a Viação Dedo de Deus iniciou uma campanha de descarte consciente do óleo de cozinha usado na Rodoviária de Teresópolis, no Centro.

 

A população poderá deixar o resíduo dentro de garrafas pet no ecoponto montado próximo das plataformas de embarque e ainda trocá-los por barras de sabão diretamente no local. O óleo usado entregue será encaminhado para indústrias que utilizam o resíduo como matéria-prima para produtos sustentáveis.

 

De acordo com Marília Figueiredo, assistente social da viação e coordenadora da iniciativa, a campanha visa reduzir os impactos ambientais e estimular práticas sustentáveis que contribuam para o meio ambiente. “Teresópolis possui rios e afluentes importantes, e nesta data, é fundamental conscientizar a população sobre os impactos ambientais no despejo indevido do óleo que, se chegar nas redes pluviais, pode poluir a água.

 

O ecoponto ficará disponível na rodoviária até o final do mês de abril.

Carnaval: ônibus terão campanha contra o assédio

Os ônibus da Viação Dedo de Deus vão circular no carnaval com adesivos nos vidros traseiros e cartazes internos com a campanha “Não é Não! Assédio não combina com carnaval. Não embarque nessa!”. O objetivo da iniciativa promovida pela empresa é reforçar a luta das mulheres contra o assédio sexual e ampliar a mensagem de alerta nesse período do ano.

Especialistas apontam que a importunação sexual contra as mulheres cresce no carnaval, principalmente nos transportes públicos. Por isso, os cartazes são destacados com o telefone 180 da Central de Atendimento à Mulher e o número (21) 98805-4391 do Núcleo de Atendimento à Mulher de Teresópolis (NUAM).

Em uma situação de denúncia dentro dos ônibus, os motoristas são treinados sobre os procedimentos a serem adotados e a orientação principal é interromper imediatamente a viagem e comunicar o caso à coordenação da empresa e a autoridade competente mais próxima.

Foliões terão horários especiais de ônibus na madrugada no carnaval

A Viação Dedo de Deus terá uma programação especial de horários de ônibus na madrugada para atender os foliões que vão se divertir nos blocos da cidade, em especial no evento promovido na Praça Olímpica, principal ponto dos festejos à noite.

A partir da próxima quinta-feira, dia 8, até a terça-feira de carnaval, dia 13, os coletivos vão operar viagens extras entre 00h45 e 1h30, passando pelos pontos de ônibus próximos do evento, com destino a bairros como Fonte Santa, Salaco, Granja Florestal, Jardim Pimenteiras, Caleme, Vale da Revolta, Meudon, Alto e Rosário.

Além das viagens especiais na madrugada, os ônibus seguirão a grade normal de viagens na maior parte dos dias de carnaval, facilitando o deslocamento da população e dos foliões pela cidade, em especial nos bairros do Alto e Centro, pontos de concentração de diversos blocos e da programação oficial de carnaval.

A exceção será na segunda-feira, ponto facultativo, e terça-feira de carnaval, feriado estadual, onde os coletivos vão operar com os horários de sábado e domingo respectivamente, mas com as viagens da madrugada garantidas.

Estudantes de Teresópolis devem ficar atentos ao prazo para solicitar o Riocard Escolar

Os estudantes das redes municipal e estadual de ensino, que perderam ou ainda não possuem o RioCard Escolar, devem buscar o quanto antes a emissão do cartão para garantir o direito à gratuidade nos ônibus de Teresópolis no retorno das aulas, previsto para o próximo dia 5 de fevereiro. O uso do cartão é obrigatório.

No caso dos estudantes da rede municipal de ensino, ele deve ser solicitado diretamente à empresa Riocard Mais, responsável pela bilhetagem eletrônica na cidade, na loja localizada na Avenida Feliciano Sodré, 579, na Várzea. Já os estudantes da rede estadual (Seeduc) devem procurar a secretaria da escola para realizar o pedido.

 

No site https://www.cartaoriocard.com.br/rcc/gratuidade é possível consultar mais detalhes sobre o benefício e quais documentos levar para a emissão. Em caso de dúvidas, além do atendimento na loja da Riocard Mais, os estudantes podem buscar informações nas próprias escolas e na Secretaria Municipal de Educação da cidade.

 

Somente no ano passado, os alunos de Teresópolis utilizaram o Riocard Escolar para viajar gratuitamente nos ônibus mais de 1,4 milhão de vezes.

 

De acordo com o gerente de operações da Viação Dedo de Deus, Auvanir Júnior, uma campanha nas redes sociais e cartazes nos ônibus vão reforçar a necessidade sobre a utilização do cartão já no início das aulas. “Somente o cartão garante ao estudante o passe livre nos ônibus. Por isso, estamos alertando para quem ainda não tem o cartão ou perdeu, que procure atendimento na Riocard ou em sua escola para garantir o direito ao benefício, lembrando que ele é pessoal e intransferível”, afirma.

Pagamento por Pix está em teste nos ônibus de Teresópolis

Amplamente utilizado no comércio e em transações pessoais, o Pix é a nova opção para pagar a passagem de ônibus em Teresópolis. O sistema está em fase de testes pela Viação Dedo de Deus na linha executiva 03E – Alto x Albuquerque e atende a uma demanda crescente de pessoas que abandonaram o dinheiro físico e agora tem no digital a forma mais usada para realizar pagamentos.

De acordo com o gerente administrativo da Viação Dedo de Deus, Marcelo Guzzo, a empresa é uma das primeiras no Estado do Rio a adotar o Pix direto nos ônibus e busca com isso adequar o transporte coletivo da cidade aos atuais métodos de pagamento usados pela população.

“É um avanço importante que traz modernidade, além de rapidez no pagamento e no embarque nos ônibus da cidade. Iniciamos primeiro em uma linha com dois coletivos para termos um ambiente mais controlado de avaliação da eficiência”, afirma Guzzo.

O procedimento é simples. Basta fazer a leitura do QR Code na entrada dos ônibus através do celular e realizar o pagamento. O motorista recebe a informação da transação em tempo real através de um aparelho, não sendo necessária a apresentação de nenhum comprovante.

Caso o sistema tenha boa aceitação ele será ampliado para as demais linhas de ônibus do município.

Mais de cinco mil pessoas já baixaram o MobiTerê

O MobiTerê, aplicativo das viações Dedo de Deus e 1º de Março que informa em tempo real os horários dos ônibus em Teresópolis, alcançou a marca de 5 mil downloads realizados. A ferramenta, disponibilizada há cerca de um mês, também vem agradando os passageiros na experiência diária de uso, já que possui avaliação 4 estrelas em uma escala de 5 na loja de aplicativos do Google Play.
De acordo com Marcelo Guzzo, gerente administrativo da Dedo de Deus, um dos motivos para a boa reputação do aplicativo é que as empresas vêm monitorando e realizando ajustes pontuais conforme a opinião dos passageiros. “Assim que chega até nós qualquer ponto de melhoria, rapidamente fazemos uma análise e buscamos ajustar para que o uso do aplicativo seja o melhor possível”, afirma.
Com o MobiTerê, os passageiros podem acompanhar simultaneamente o trajeto dos coletivos e visualizar em quantos minutos eles chegam nos pontos de embarque e quais as linhas de ônibus passam num determinado local. 100% dos veículos da frota da cidade já possuem sistema de GPS instalado e podem ser monitorados. Além disso, é possível consultar a grade de horários de todas as linhas do transporte coletivo da cidade.
O aplicativo está disponível para os celulares com sistema Android e iPhone (IOs) e para baixá-lo basta buscar “MobiTerê” na loja de aplicativos. O app possui um menu explicativo apresentando um passo-a-passo de como utilizá-lo e os passageiros ainda podem enviar sugestões, elogios e reclamações através de dele.
Baixe o aplicativo através do link abaixo.

Versão Android: mobiterê – Apps Android no Google Play
Versão iPhone: MobiTerê na App Store (apple.com)

Viação Dedo de Deus recebe certificação Great Place to Work

A Viação Dedo de Deus acaba de conquistar pela primeira vez a certificação Great Place to Work (Ótimo lugar para trabalhar), selo da consultoria global GPTW que destaca as melhores empresas para se trabalhar em 109 países ao redor do mundo.

A GPTW é a maior referência em pesquisa para avaliar a gestão de pessoas e identificar a qualidade do ambiente de trabalho de uma organização. A Dedo de Deus, no momento, é a única empresa da cidade certificada com o selo e a única do Brasil no segmento de transporte urbano de passageiros.

O selo é concedido às empresas a partir dos resultados apurados na aplicação de Pesquisa de Clima Organizacional, onde os funcionários participam de forma 100% anônima e espontânea, seguindo a metodologia exigida pela consultoria internacional.

Para ser considerada uma excelente organização para se trabalhar, é necessário que, pelo menos, metade dos colaboradores realizem integralmente a pesquisa, que conta com mais de 80 perguntas, e a empresa atinja 70 pontos. Foi a partir da avaliação dos trabalhadores, realizada entre os meses de agosto e setembro, que a viação alcançou 82 pontos, índice que aponta alto grau de satisfação dos colaboradores em relação a gestão de pessoas.

Para o diretor da Viação Dedo de Deus, Marcelo Augusto, a certificação não é apenas uma conquista da empresa, mas de todo o sistema de transporte da cidade de Teresópolis. “Um colaborador satisfeito vai, sem dúvida, oferecer à população um atendimento mais humano e de excelência. É isso que buscamos todos os dias e esse selo reafirma o nosso compromisso com os nossos profissionais e com o desenvolvimento do transporte coletivo da cidade”, comemora.

Equipe da Dedo de Deus recebe orientações da Defesa Civil para o período de chuvas

Colaboradores da Viação Dedo de Deus participaram de uma capacitação com a Defesa Civil de Teresópolis para reforçar as orientações e os protocolos quanto a segurança de circulação dos ônibus no caso de condições climáticas adversas.

A iniciativa foi uma parceria da viação com a Defesa Civil para preparar a equipe de operação da empresa quanto as medidas necessárias de prevenção em caso de chuvas fortes, alagamentos e deslizamentos com a chegada da primavera e do verão.

Durante o encontro, foram apresentados os pontos mais sensíveis da cidade nos casos de chuvas intensas e orientações quanto as medidas a serem tomadas para garantir a segurança dos passageiros nas mais diversas situações que envolvem os temporais na cidade.

Foram definidas também estratégias de comunicação em tempo real entre a área de monitoramento da Defesa Civil com os coordenadores operacionais da empresa para maior agilidade das ações em caso de urgência.