No último mês de março, os ônibus de Teresópolis transportaram 1,4 milhão de passageiros, sendo 621.850 pessoas com direito a gratuidade entre idosos, deficientes e seus acompanhantes, além de estudantes. Isso mostra que 43% das pessoas de viajam nos coletivos possuem ‘‘passe livre’’ na cidade. O índice é bem superior à média nacional, onde as gratuidades nos ônibus correspondem a 27% do total de passageiros transportados, segundo a Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU).
As gratuidades no transporte público são benefícios sociais importantes garantidos por lei, mas que pressionam cada dia mais a tarifa dos ônibus por não possuírem, em sua maioria, uma fonte de custeio. A conta desse benefício é dividida apenas entre os passageiros pagantes a cada revisão tarifária, o que faz com que o preço da passagem fique mais alto para o bolso de quem se desloca de ônibus. Pelos cálculos da NTU, as gratuidades concedidas no país aumentam a tarifa dos ônibus em 21,2%.
O especialista em Transportes Públicos pelo Instituto de Ciências dos Transportes da Universidade de Colônia, na Alemanha, e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Márcio Barbosa, aponta que o modelo atual de concessão dos benefícios pesa justamente no bolso da população mais pobre que paga a passagem e ainda pressiona o sistema de transporte das cidades, já que nem sempre o preço definido pelos municípios cobre esse custo.
“É legítima a crítica dos passageirospelo valor cobrado na passagem, mas poucos sabem que no preço da tarifa estão embutidos o custo das gratuidades e que esse modelo chegou ao limite, tornando o transporte público mais caro e inacessível”. Para ele, é urgente a necessidade de financiar o sistema de outras formas que não seja somente através do passageiro pagante.
Além da falta de recursos para cobrir os benefícios, os casos de fraude também geram prejuízos aospassageiros e as operadoras do sistema. Em 2014, um processo de recadastramento dos passes especiais (deficientes e doentes crônicos) concedidos no transporte público de Teresópolis apontou irregulares em 875 cartões, o que gerou um rombo de R$ 33 milhões no transporte público da cidade, valor esse que daria para comprar cerca de 45 novos ônibus para circular no município.