Teresópolis ganhou um novo serviço de ônibus executivo ligando os bairros do Alto, na área urbana, e de Alburquerque, na zona rural da cidade. O serviço operado pela Dedo de Deus tem como um dos objetivos estimular o uso do transporte coletivo entre as pessoas que utilizam o carro de passeio diariamente para chegar ao centro.
Os dois micro-ônibus que operam na linha possuem diferenciais de conforto como poltronas acolchoadas e reclináveis, no estilo dos ônibus de viagem, acessibilidade e ar condicionado.
De acordo com dados da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), Teresópolis possui uma frota total de pouco mais de 106 mil veículos, sendo 64 mil automóveis e 21 mil motocicletas. O último Censo 2022 apontou que a população da cidade aumentou 0,84%, porém, a quantidade de carros no município cresceu 44% nos últimos dez anos, percentual maior do que Petrópolis e Nova Friburgo, cidades vizinhas e mais populosas na Região Serrana, onde o número de automóveis cresceu, respectivamente, 33% e 32,5%.
Para Marcelo Augusto, diretor da Viação Dedo de Deus, a implantação do serviço executivo de transporte segue uma iniciativa bem consolidada como opção ao carro particular na ligação entre cidades populosas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. “Estamos gradativamente melhorando a frota e buscando soluções que possam estimular o uso do transporte coletivo. Teresópolis hoje sente os efeitos do crescimento do número de veículos com congestionamentos diários e que atrapalham a própria frequência dos ônibus nos pontos”, afirma.
Os ônibus executivos possuem tarifa de R$ 7,50 e atendem apenas passageiros pagantes. Eles circulam de segunda a sábado fazendo 24 viagens diárias. Não haverá redução dos horários dos ônibus convencionais de duas portas, que continuam operando dentro da frequência regular para todos os passageiros, incluindo as pessoas com direito à gratuidade.