Corujão: novos horários de ônibus durante a madrugada em Teresópolis.

A partir desta quinta-feira, dia 23 de maio, os passageiros que precisam do transporte coletivo durante a madrugada na cidade terão novos horários de ônibus noturnos. O chamado “Corujão”, serviço que já opera com horários entre 03h45 e 05h40 (dependendo do dia da semana) ganhará mais sete novas viagens entre 23h e 01h10, ampliando o atendimento à população.

 

A expansão do serviço, em fase experimental, partiu de um entendimento junto ao Sindicato do Comércio Varejista de Teresópolis, Guapimirim e São José do Vale do Rio Preto (Sincomércio) para que os funcionários de estabelecimentos que funcionam até mais tarde tenham opções de ônibus ao sair do trabalho.

 

Os novos horários e itinerários oferecidos foram definidos a partir de uma pesquisa feita no mês passado com os próprios trabalhadores, onde foram identificados também os bairros prioritários de atendimento, como Albuquerque, Alto, Beira Linha e Caleme, passando ainda por localidades próximas, como Barra do Imbuí, Vale do Paraíso e São Pedro.

 

As novas viagens estão disponíveis para consulta no aplicativo do Mobiterê. Nele também é possível consultar os pontos de ônibus, o horário que cada ônibus passará pelo local e os coletivos circulando em tempo real. O download é gratuito e é compatível com celulares android e IOS.

 

NOVOS HORÁRIOS DO CORUJÃO

Quintas, sextas e sábados

23h30 – Várzea x Meudon (via Tenente Luiz Meirelles)

0h – Várzea x Alto (via Praça dos Operários)

0h – Meudon x Várzea (via Tenente Luiz Meirelles)

0h30 – Alto x Várzea (via Reta)

0h30 – Várzea x Alto (via Casa e Vídeo e Rosário)

1h – Várzea x Beira Linha (via Praça dos Operários)

1h10 – Alto x Caleme (via Reta)

 

Domingos e feriados

23h – Albuquerque x Meudon (via Vale do Paraíso)

23h50 – Fonte Santa x Alto (via Praça dos Operários)

0h – Meudon x Várzea (via Tenente Luiz Meirelles)

0h30 – Alto x Várzea (via Reta)

0h30 – Várzea x Alto (via Casa e Vídeo e Rosário)

1h – Várzea x Beira Linha (via Praça dos Operários)

1h10 – Alto x Caleme (via Reta)

Ônibus recebem sinalização de alerta para ponto cego

A Viação Dedo de Deus iniciou a colocação de adesivos de alerta de ponto cego nos ônibus, que são ângulos na carroceria do coletivo não visualizados pelo motorista devido ao tamanho do veículo. A medida, em comemoração ao movimento Maio Amarelo, quer lembrar motociclistas, ciclistas, pedestres e demais motoristas que, em determinados pontos na lateral do ônibus, o motorista pode não estar vendo todos os veículos e pessoas do entorno.

Uma ação para marcar a iniciativa foi realizada na última quinta-feira (09/05) na Praça Olímpica, no Centro da cidade, e contou com distribuição de panfletos sobre o assunto, uma faixa lembrando o mês de conscientização no trânsito, além de um micro-ônibus já adesivado com a nova sinalização de segurança.

A medida quer diminuir a possibilidade de acidentes envolvendo os ônibus. Em Teresópolis, o número de automóveis cresceu 32% e o de motos/motonetas 46% nos últimos dez anos segundo o Detran/RJ. A frota total na cidade é de pouco mais de 116 mil veículos. Com a busca por espaço no trânsito cada vez maior, a sinalização, que será permanente, busca contribuir para um trânsito mais seguro.

“Todas as nossas ações buscam ter um impacto direto e positivo na segurança da mobilidade urbana da cidade e estamos permanentemente prontos para ajudar e debater esse tema tão importante para a qualidade de vida das pessoas em Teresópolis”, afirma Marcelo Augusto, diretor da Viação Dedo de Deus.